Logotipo da MultiRio
ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
busca
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ciência e Tecnologia Cultura Educação Esporte G20 Meio Ambiente Rio Saúde
VOCÊ SABE O QUE É RACISMO?
por Ana Beatriz - 1802; Carine Gomes - 1802
08/05/2024

No segundo artigo da coluna “Jovens Pensadores” da edição de março, a equipe do Thomas News vem abordar outro tema muito importante e pouco conhecido: O Dia Internacional de Combate a Discriminação Racial e, consequentemente, o racismo! Você não pode perder esse texto!

Racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre pessoas e povos. O racismo é uma forma de discriminação que leva em conta a “raça” como fundamento de práticas que culminam em desvantagens ou privilégios para indivíduos, a depender do grupo racial ao qual pertençam, e a exclusão e o preconceito social de pessoas com base na cor da sua pele.

21 de março é uma data importante que reforça a luta contra o preconceito racial em todo o mundo. Luta esta que começou a se intensificar no Brasil após a CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, que incluiu o crime de racismo como inafiançável e imprescritível.

Assim, a eliminação de qualquer tipo de discriminação é um dos pontos centrais da Declaração Universal das Nações Unidas: “Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercícios, em base de igualdade aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública. ” (Artigo 1 da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial).

POR QUE 21 DE MARÇO?

No dia 21 de março de 1960, na África do Sul, 20 mil negros protestavam contra uma lei que limitava os lugares por onde eles podiam circular, o protesto pregava contra a Lei do Passe, que obrigava os negros da África do Sul a usarem uma caderneta na qual estava escrito onde poderiam ir. A manifestação era pacífica, mas tropas do Exército atiraram contra a multidão. 69 pessoas morreram e outras 186 ficaram feridas, no episódio que ficou conhecido como massacre de Shaperville.

FONTES: https://pt.wikipedia.org/wiki/Racismo

https://aurora.ce.gov.br/informa.php?id=1450

https://www.camara.leg.br/tv/176853-onu-instituiu-o-21-demarco-como-dia-internacional-pela-eliminacao-dadiscriminacao-racial/