ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Kwai
Whatsapp

Aluno da E. M. Bahia lança livro de poesias na escola
28 Outubro 2014 | Por Fernanda Fernandes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Professoras1Em uma atividade na sala de leitura da E. M. Bahia, em Bonsucesso, Renata Vaz pediu que seus alunos escrevessem em um papel três sonhos que tivessem. Um, em especial, chamou a atenção da professora. Mateus Rodrigues, 13 anos, aluno do 9º ano, sonhava escrever e publicar um livro com suas poesias.

O sonho tornou-se realidade na tarde de terça-feira, 21 de outubro, com o lançamento do livro Assim Queria as Minhas Poesias e Outras Poesias, diagramado pela MultiRio, em um evento organizado pela própria Renata e pela professora Sandra Costa, na sala de leitura. “A possibilidade de realizar o sonho do Mateus e inspirar e estimular tantos outros jovens estava clara. Eu já conhecia as produções dele e vinha observando sua evolução”, conta Renata, que deu aula de Língua Portuguesa para o jovem autor quando ele ainda estava no 5º ano.

Fila1Com suas produções literárias expostas em painéis, Mateus não escondia a alegria. Ouviu seus poemas serem recitados e interpretados por colegas, assistiu a um vídeo com depoimentos de professores – que não economizaram elogios –, observou tudo e todos, atentamente, sem tirar o sorriso do rosto. E, antes de dar início à sessão de autógrafos, ganhou da equipe da escola – professores, coordenadora pedagógica e diretoria – um tablet de presente. “Imaginei que um dia fosse realizar o sonho de publicar um livro, mas não achei que fosse tão cedo! Estou muito feliz!”

Apesar da pouca idade, Mateus surpreende as professoras pela facilidade com que escreve sobre determinados temas. “Ele não tem muito conhecimento literário, mas consegue falar sobre temas complexos de maneira simples. E o mais gratificante é que as poesias dele têm motivado outros alunos a escrever”, orgulha-se Sandra Costa.

Família - legEm casa, o talento do menino também foi uma surpresa para a mãe, Ivonete Rodrigues. “Não conhecia esse lado poeta do meu filho. O mérito é das professoras, mas também passei a olhar com mais delicadeza”, admite. Já a irmã, Larissa Rodrigues, de 15 anos, sempre acompanhou as produções de Mateus e, inclusive, revisava muitos dos textos. “Eu dou opinião, ajudo, mas as ideias e as poesias são todas feitas por ele. O mais interessante é que ele escreve tudo em um dia só, diferente do que muitos autores dizem que acontece”, comenta.

Para enriquecer o vocabulário e buscar inspiração, a leitura é uma grande aliada de Mateus. “Leio bastante e meu livro predileto é O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë”, revela o aluno, que pretende fazer faculdade de Psicologia ou de Filosofia. O clássico da literatura inglesa fala de amor, um dos temas recorrentes nas poesias de Mateus, além de outros, como solidão e morte.

Mesmo depois da publicação do livro, Mateus não pensa em parar de escrever e considera, inclusive, se arriscar além da poesia. “Vou querer escrever um livro de histórias, mas só quando conseguir expressar melhor as minhas ideias em textos maiores.”

Cartazes3

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp