Leitura e tecnologia em atividades da MultiRio com estudantes nesta sexta (1º)
30 Novembro 2023 | Por Adriana Nascimento

Flirena corpo noticia

A MultiRio estará com um espaço, nesta sexta-feira (1º), na primeira edição da Flivila - Festa Literária da Vila Isabel. O evento, que acontece na quadra da escola de samba, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realiza sua primeira edição com diversas atividades da secretaria para os estudantes, lançamentos de livros, debates, oficinas, apresentações musicais e distribuição de livros para os alunos da Rede Municipal do Rio.

Para os alunos que visitarão a festa literária, a MultiRio apresenta algumas das suas produções relacionadas à leitura e à construção de narrativas, como a coleção de livros com realidade aumentada Que Medo!. A série é formada pelos títulos As Pintas do Júnior; Hugo, o Monstro; Voa, João e Aquitã, o Indiozinho - cada um fala sobre um medo do universo das crianças e sua superação, e também conta com curtas de animação.

Também estarão no estande os paper toys dos personagens Rioeduca - versões para imprimir e montar que podem inspirar diversas atividades dos alunos - e o kit O Camarim Meio Mágico do projeto Meias Aventuras, com meia, lã, ilustrações e outros materiais para a criação de histórias a partir de um fantoche.

Oficina Brilha Vagalume corpo noticia

No mesmo dia (1º), a tecnologia é o tema do evento que acontece no GET Coelho Neto, das 9h às 15h. A II Feira Tecnológica da 6ª CRE expõe trabalhos realizados pelos alunos de várias escolas da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e conta com a participação de estudantes dos Anos Iniciais e dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A MultiRio participa pela segunda vez, oferecendo uma oficina maker aos estudantes presentes.

Inspirada em uma das atividades do material GET na Prática - Volume I, a oficina Brilha, Vagalume propõe a montagem do inseto - o esquema é impresso para depois recortar, montar e customizar -, que inclui materiais como bateria de lítio e LED para o vagalume “ganhar vida”. O estudante leva depois sua criação para casa. O GET na Prática - Atividades Pedagógicas no Colaboratório, produzido pela MultiRio em parceria com a Subsecretaria de Ensino da SME, é formado por e-book e vídeos e busca apoiar os professores com propostas de atividades nos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GET).