Encontro na MultiRio com professores dos GETs apresenta propostas para 2024
11 Dezembro 2023 | Por Adriana Nascimento

Encontro com PAs na MultiRio corpo noticia

Nesta sexta-feira (8), foi realizado, no auditório da MultiRio, um encontro com cerca de 80 professores articuladores dos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GET) e representantes das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME). O balanço das propostas pedagógicas para os GETs deste ano e as perspectivas de trabalho para 2024 foram alguns dos temas da reunião, com membros da equipe da MultiRio e da Subsecretaria de Ensino da SME.

O presidente da MultiRio, Paulo Miranda, deu as boas-vindas aos presentes, ressaltando a importância do programa GET e a atuação da Empresa. “Estamos fazendo parte desse esforço, construindo juntos. É um projeto que ajuda a MultiRio a estar mais próxima das escolas. Nesses 30 anos, a MultiRio produziu muitos recursos, são mais de 7 mil conteúdos que estão no Portal. Mas temos sempre esse desafio de estar na escola, de ajudar o professor a desenvolver seu trabalho em sala de aula”, disse.

Em vídeo, o subsecretário de Ensino da SME, Adriano Giglio, ressaltou as novidades para 2024, a importância de avançar no projeto dos GETs, como será a ampliação e as formações planejadas para os professores dessas unidades. Entre as novas propostas, falou dos novos volumes do material GET na Prática para o próximo ano e a parceria ampliada com a Universidade de Columbia (Nova York) na formação dos professores dessas unidades. O coordenador dos GETs na subsecretaria, Carlos Eduardo Jascone, falou sobre as novas estratégias de planejamento, formação e atuação dos professores articuladores nas unidades escolares.

A reestruturação pedagógica dos GETs, os materiais GET na Prática, o curso Aprendizagem Mão na Massa e outras ações deste ano foram abordadas pela diretora da MultiRio Debora Garofalo, junto com sua equipe, que atua na inovação pedagógica e no desenvolvimento de recursos voltados para o GET. O planejamento de 2024, com destaque para as formações de acolhimento de novos professores articuladores, foi outro dos temas. A equipe também destacou o projeto da Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede, que já conta com a adesão de oito GETs, e o da plataforma Cartografias de Boas Práticas da Rede, com o convite para que os presentes inscrevam suas boas práticas nos editais abertos.

Ao final, os professores participantes do encontro puderam conhecer mais das produções da MultiRio, como o kit do projeto Meias Aventuras, os paper toys dos personagens Rioeduca e as publicações de diversas séries audiovisuais curriculares; os estúdios de gravação e o novo laboratório MultiRio, um espaço maker que vai receber as oficinas e formações para os professores.

A professora articuladora Roselaine Silveira, do GET Max Fleiuss (6ª CRE), na Pavuna, destacou também da visita a oportunidade de ter contato com quem faz as produções da MultiRio e conhecer mais recursos, como um dos que ressaltou: o jogo de tabuleiro Carioca da Gema. “A equipe da MultiRio sempre nos dá muito apoio, nas escolas, e essa chegada do GET nos aproximou muito da MultiRio. O GET na Prática foi uma referência, é um material que inspira, dá um norte de atividades. Adaptei várias, fiz com as crianças e foi um sucesso”, disse.